• Maria Antônia Nery

ÉPOCA DE CHÁS


O chá de calêndula (foto) é ótimo para dores do ciclo menstrual.

Chás são constantemente associados ao inverno, principalmente para quem mora no sul e, enfrenta temperaturas consideravelmente baixas. A bebida além de ter se tornado algo para aquecer, criou o seu próprio ritual e, atualmente, quanto mais ingredientes naturais, melhor.


A maioria das ervas utilizadas na preparação da bebida dão o ano todo, mas algumas, como a camomila, tem uma época específica. Para fazer com que os ingredientes durem o ano inteiro, uma dica é deixar secar e depois guardar. Na hora de preparar o chá, é só colocar a casca ou folha seca na água fervente, deixar abafar por alguns minutos e está pronto.


Os mais conhecidos são os chás de camomila, que alivia o estresse, a insônia e a ansiedade, o de cidreira, para dores de cabeça, cólicas e alívio da tosse. O chá de boldo também é comumente conhecido por ajudar na digestão e desconfrto causados pela azia e gases.


Alguns tipos de chá também são muito bons para os desconfortos e cólicas menstruais, como o chá de canela, o de orégano e de lavanda também.


Uma boa pedida para esse inverno, é o chá de casca de laranja. Além de ter propriedades relaxantes e digestivas, pode ser combinado com outras especiarias, como gengibre, cravo ou canela. Ele também é famoso na aromaterapia, que entende o odor da casca de laranja como o cheiro da alegria, perfeito para dias cinzentos.


Para fazer um chá de casca de laranja, você precisa colocar um punhado da casca fresca ou seca na água fervente, deixar a infusão por um tempo abafando, geralmente cinco minutos, e pronto.


Existem muitas receitas de chás e ervas com propriedades específicas, que podem melhorar o seu inverno muito mais! É só ir experimentando até achar o seu favorito.

58 visualizações