• Maria Antônia Nery

COMEÇANDO NA JARDINAGEM


A lavanda floresce o ano todo no Brasil.

Um dos hobbies que mais cresceu na quarentena, foi a jardinagem. Com mais tempo em casa, muitas pessoas passaram a cultivar pequenas hortas ou adquirir mais plantas para a decoração da casa. Se você quer entrar nessa onda, mas não sabe por onde começar, siga essas dicas!


1- Cheque o estado da terra antes de regar! Se ela ainda estiver úmida e colocar mais água, corre o risco de afogar a planta. Algumas pessoas adotam a prática de regar um dia sim e outro não, mas o mais recomendado é checar a terra, assim você consegue saber se irá precisar repetir o processo diariamente ou não.


2- Tente não deixar a planta no sol o dia inteiro! O ideal é ela pegar sol enquanto a luz está mais amena, como durante a manhã ou final da tarde. Em períodos ou locais muito quentes, o excesso de sol prejudica a planta e pode fazer ela secar.


3- Fique atento as folhas da sua planta, elas são indicadores de saúde! Quando a folha começa a amarelar, pode ser que não esteja recebendo sol suficiente ou, algum nutriente está faltando.


4- Algumas plantas possuem uma época certa de plantio, pois seu desenvolvimento é melhor em certas estações. Fique atento e procure pesquisar. Orégano e cebolinha podem ser plantados durante todo o ano, mas amor-perfeito deve ser no inverno, por ser uma planta de baixas temperaturas.

Alface e beterraba devem ser plantadas em janeiro ou fevereiro. Brócolis e e espinafre em março e abril, por exemplo.


5- Certifique-se de que a planta tenha espaço para crescer. Se optar por uma de grande porte, periodicamente, vá trocando de vaso e checando se é o suficiente.


6- A poda é muito importante para as árvores, e deve ser realizada entre maio e agosto, quando as plantas entram em estado de hibernação. A poda faz com que o hormônio responsável pelo crescimento dos frutos e dela mesma, seja melhor distribuído na árvore, assim, as próximas colheitas virão com mais frutos e com mais qualidade.


Seguindo essas dicas, você já sabe o básico e está pronto para começar!

39 visualizações