• Maria Antônia Nery

EDITORIAL DE MODA TEM FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO COMO INSPIRAÇÃO

O Festival de Cinema de Gramado é um marco muito importante na história da produção audiovisual no Brasil. Também é considerado um evento querido por toda a serra gaúcha.

Look da modelo inspirado em Carula, de "A Marvada Carne". Foto/Reprodução Instagram: @fashioncultureserragaucha

O Festival teve seu início em 1973, quando foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição foi realizada através da junção da Prefeitura Municipal de Gramado, Companhia Jornalística Caldas Júnior, Embrafilme, Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Estado. Ocorreu nos dias 10 a 14 de janeiro de 1973.


Além de exaltar o cinema nacional com os famosos Kikitos, nome dado a estatueta criada por Elizabeth Rosenfeld, também são homenageados grandes atores, atrizes, diretores, cineastas e entidades da área, destaca expoentes do cinema latino-americano, e destaca nomes que possuem ligação com a cidade de Gramado e o Festival.


Em meio a toda essa inspiração, Renata Willrich, uma relações públicas que reside em Canela e ama o mundo fashion, decidiu realizar um editorial de moda inspirado neste belo evento. Renata também é dona do perfil, no Instagram fashioncultureserragaucha, onde aborda conteúdos de moda com contexto e informação histórica, além de dicas e combinações, tudo isso de forma simples e objetiva.


Confere essa entrevista exclusiva que a Renata deu para a MChic! O editorial foi realizado no Museu do Festival de Cinema de Gramado.

Renata Willrich e Nathalia Martins. Foto/Reprodução Instagram @fashioncultureserragaucha

E: De onde surgiu a ideia de fazer esse editorial?

R: O Festival de Cinema de Gramado há 48 anos tem feito história e agregado muito valor à cidade, mas este ano atípico, o festival foi reinventado, e através desta situação, pensei em fazer uma homenagens aos 48 anos de história de um dos eventos mais importantes da cidade, ainda mais nos tempos que estamos vivendo, o festival de cinema precisa ser exaltado.


E: Quais foram as inspirações?

R: Como o Fashion Culture Serra Gaucha aborda conteúdos de moda que retratam a cultura, história e curiosidades, com a união destas vertentes que envolvem o meu projeto, nada melhor do que fazer um resgate histórico em alguns filmes que passaram pelo festival, através da moda dos dias atuais.


E: Quanto tempo de planejamento e estudo foi necessário?

R: Para que o editorial acontecesse foi necessário em torno de dois meses de planejamento, reuniões, estudo dos filmes, composições e enfim a própria execução do editorial.


E: Qual o seu objetivo com este editorial?

R: Como um dos principais objetivos do Fashion Culture Serra Gaúcha é exaltar a moda e a cultura, o meu objetivo com o editorial foi colocar em ação estas vertentes, cujo intuito também foi homenagear o Festival de Cinema com participação de lojistas locais.


E: Como você realizou o estudo e o planejamento para realizar o editorial?

R: Para a execução de um projeto, o planejamento é fator essencial e com isto pude seguir o cronograma para a execução do mesmo. Escolhi 4 filmes que se passaram na história do festival e os assisti tomando nota de todos os detalhes, o que compartilhei com a equipe para que se inspirassem ao realizar o editorial


E: Qual sua parte favorita na hora da realização deste projeto?

R: Foi a realização das fotos, vídeos e bate-papos. Adoro a correria que o editorial exige.


E: Conte um pouco da experiência por trás da produção do editorial

R: Sinto-me realizada! Um projeto que iniciou com base em um propósito de vida. E em três meses colocando em prática um editorial de moda digamos que diferente, a sensação é de realização.


E: Como surgiu a ideia do Fashion Culture Serra Gaúcha?

R: O Fashion Culture Serra Gaúcha nasceu da união da minha profissão que é Relações Públicas com a minha paixão que é a moda.

Eu já muito tempo queria executar o projeto de alguma forma e com a pandemia, em casa, pensei que não conseguiria ficar parada e foi aí que tomei a atitude de tirar o projeto do papel.


E: Qual o seu assunto favorito de trabalhar no Instagram?

R: Sinto-me realizada! Um projeto que iniciou com base em um propósito de vida. E em três meses colocando em prática um editorial de moda digamos que diferente, a sensação é de realização.


E: Você gostaria de acrescentar algo?

R: Quero acrescentar um agradecimento especial aos integrantes do editorial.

Gramadotur como apoio institucional, apoiadores HTA filmes e produções, Cid Guedes fotografias e filmagens, fotógrafo André Fernandes, Espaço Jr Maciel, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Centro Óptico e participação especial da personal Stylist Nathalia Martins. E também a participação das modelos Milene Foss. Mariah Rossi, Monalisa Benetti e Néllys Corrêa e lojas Benta Ateliê, Estilo Mulher, MShop e Armário das Gurias.

Renata Willrich. Foto Divulgação.
Look da modelo inspirado em Carula, de "A Marvada Carne". Foto/Reprodução Instagram: @fashioncultureserragaucha

75 visualizações