EVITANDO A PROCRASTINAÇÃO

Quem nunca ficou adiando um compromisso ou uma tarefa o máximo possível para depois se pegar no desespero porque o tempo acabou? Por mais que a procrastinação pareça preguiça, em grande parte dos casos o indivíduo tem interesse em realizar a tarefa, mas não consegue.

Foto Pexels Mikhail Nilov.

Especialista em neurociência e comportamento, Gaya Machado explica: “Quando estamos passando por momentos onde as emoções mais fortes como a ansiedade e o estresse falam mais alto, o sistema límbico impulsivo tende a sobressair e adiar as tarefas mais difíceis para ter uma espécie de alívio temporário, fazendo algo que nos dê prazer imediato”, diz.


A autora do Método Mind Skills separou os três principais motivos pelo qual procrastinamos, assim como estratégias e soluções para lidar com esse desafio e ajudar você a ser mais produtivo, confira.


  1. Falta de organização: por não termos organização, não sabemos por onde começar e nem onde estão os recursos que precisamos, nos deixando confusos e frustrados. Para melhorar esse quesito busque ter uma agenda planejada com antecedência, planners são ótimas opções. Ao se deparar com as tarefas planejadas, você consegue focar sua energia no que importa, e não pensando no que fazer primeiro;

  2. Excesso de opções: nosso cérebro recebe uma enorme quantidade de informações diariamente, e isso basta para nos deixar confusos e atordoados, muitas delas podem nos ajudar, mas ao mesmo tempo sugam nossa energia. Uma estratégia é diminuir as opções ou alternativas apresentadas, buscando sempre filtrar pela qualidade.

  3. Falta de motivação: segundo Gaya “se a tarefa que você precisa fazer não te motiva, a possibilidade de você procrastinar é muito maior e, como resultado, ela vai te gerar mais angústia e ainda mais desmotivação. A saída aqui é tentar encontrar algo na tarefa que te faça brilhar os olhos, enxergar um grau de importância na atividade que possa se conectar com algo que te motiva." Tente buscar um sentido bom, ou até se dar uma pequena recompensa ao final da tarefa!


Gaya Machado. Foto por Nina Venturi.

Sobre Gaya Machado

Especialista em Neurociências e Comportamento, Pós-Graduada pela PUC-RS e criadora do Método Mind Skills.

Professora de MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano, Neurociências, Gestão da Mudança e Psicologia Positiva; Coautora de 6 livros; Palestrante, Consultora e Treinadora Comportamental

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