• Maria Antônia Nery

O TIE DYE ESTÁ DE VOLTA

Roupas com estampa Tie Dye ganharam as araras e a população nos últimos meses. Você, provavelmente, já deve ter notado um aumento de fotos, no Instagram, com looks de cores fortes e desenhos um pouco psicodélicos.

Imagem/Reprodução Karol Olson por Pixabay.

O estilo tie dye vem dos anos 60 e 70, quando o movimento hippie chegou ao seu auge. Marcado por cores chamativas e desenhos espiralados, a estampa inicialmente tinha um caráter significativo: a liberdade. Em tradução literal, o termo tie dye significa amarrar e tingir, que é basicamente o processo de confecção de roupas nesse estilo. E para os hippies, a produção por si próprios, de forma livre, foi o que deu o significado oculto e político por trás do tie dye.


Quase 50 anos depois, é normal que algumas peças e características de outras épocas voltem a moda. E o tie dye, além de tudo, teve um impacto especial, principalmente por boa parte do mundo se encontrar em casa.


A busca pelo termo, no Google, aumentou significativamente no final do mês de março, até agora. E não é por nada que isso aconteceu. O processo de produção de uma roupa com estampa tie dye é relativamente fácil, podendo ser feita em casa e ainda garante um resultado exclusivo, pois nenhum será igual ao outro.


No mundo da moda, a aposta por esse trend já vinha desde 2019, e nas fashion weeks de primavera/verão já podíamos ver diversas grifes com peças em suas coleções com o tie dye. A coleção 2020, da Versace inclusive, foi dominada pelo estilo, ao mesmo tempo em que apresentava uma forma mais "séria" da utilização das estampas, combinadas em ternos e vestidos.


Agora, diversas lojas e marcas estão adotando roupas inspiradas, entregando ao cliente nostalgia e peças exclusivas, que variam desde camisetas, calças, lingeries e máscaras.

Foto/ Reprodução: https://www.versace.com/international/en/world-of-versace/stories/fashion-shows/fashion-show-spring-summer-1/
Foto/Reprodução https://www.versace.com/international/en/world-of-versace/stories/fashion-shows/fashion-show-spring-summer-1/
Foto/Reprodução https://www.versace.com/international/en/world-of-versace/stories/fashion-shows/fashion-show-spring-summer-1/

31 visualizações