top of page

ALIMENTOS NA DIGESTÃO

Não é nenhuma novidade que a alimentação de quase todas as pessoas sofreu um baque durante a pandemia. As demandas do trabalho aumentaram e os horários foram modificados, resultando em uma difícil adaptação da rotina e, consequentemente, uma mudança na alimentação.

Foto/Reprodução Pexels Alexander Mils

Isso tudo acaba refletindo na digestão dos alimentos, e embora o correto seja fazer três refeições ao dia, o impacto na rotina pode ter alterado essa concepção, e muitas vezes alguns hábitos alimentares acabam sendo pulados, como o café da manhã por exemplo. O almoço e jantar não ficam de fora do problema: com os dias corridos, é normal que se opte por alimentos industrializados e ultraprocessados para economizar tempo.


Por isso é de extrema importância tentar incluir alimentos que ajudem no processo de digestão do organismo, mesmo que aos poucos. Busque optar por aqueles que possuem probióticos e prebióticos, como:

  • Gengibre: muito usado na culinária oriental, é eficaz no auxílio de problemas digestivos. Entre seus efeitos, é possível citar a saciedade, o combate à queimação, azia e náuseas;

  • Mamão: essa fruta pode ter sua polpa e sementes aproveitadas no dia a dia, e é conhecida por ser fonte de prebióticos naturais, antioxidantes e vitaminas. Sua grande quantidade de fibras pode facilitar os processos digestivos. Frutas que possuem o efeito similar são a manga e o abacaxi.

  • Ameixa: a ameixa, seja em sua forma natural ou em conserva, pode aumentar a frequência na evacuação, sendo indicada para aliviar a prisão de ventre. Além disso, é fonte de probióticos importantes para a microbiota intestinal saudável.

  • Iogurte: com propriedades probióticas, o iogurte é um dos alimentos mais vistos no café da manhã dos brasileiros. Ele é fonte de cálcio, magnésio, vitamina B-12 e ácidos graxos essenciais para a boa alimentação.

  • Cenoura: rica em vitamina A e carotenoides, a cenoura é fonte de prebióticos que aumentam a digestibilidade. Ela também possui propriedades anti-inflamatórias que estimulam o crescimento das bactérias intestinais necessárias para um bom funcionamento do organismo.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page