top of page

SAUNA SECA X SAUNA ÚMIDA

Ideal após um dia estressante, as saunas se tornaram uma alternativa para quem sai do trabalho ou quem quer ter um momento sozinho, mesmo em casa. Porém, é importante saber qual é a diferença entre uma sauna seca e uma sauna úmida, e quais os benefícios de cada uma.

Foto Pexels Andrea Piacquadio

A sauna seca é baseada na utilização de pedras que não liberam vapor, e o ar seco é transmitido por um gerador elétrico, ou por lenha ou gás. A utilização de lenha ou gás exige que durante a construção, seja feita uma chaminé para expelir a fumaça. Os equipamentos devem estar bem protegidos, pois a temperatura pode atingir 80º e causar graves acidentes. A sauna seca deve ser revestida com material atérmico e o piso feito de concreto ou cerâmica.


Já para a sauna úmida, a presença de água e umidade do ar são o foco principal, sendo gerado por uma máquina que converte água em calor, resultando em vapor. Geralmente um botijão de gás é o mais utilizado, fazendo com que a temperatura chegue a 60º. É importante que os materiais da construção além de serem resistentes ao calor, também sejam fortes contra a umidade. Um ralo de escoamento e teto inclinado são necessários para que a água tenha para onde ir e que gotas de água não atinjam o usuário.


A sauna seca é mais indicada para lugares em que a temperatura é mais baixa, e a sauna úmida para cidades com temperatura mais alta.

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page