top of page

BAH, MALU!

O mundo digital possibilita uma gama infinita de conteúdos que você pode escolher acompanhar, e as redes sociais nos permitem encontrar pessoas, as quais, compartilhamos opiniões e gostos, nos sentindo próximos, conectados.

Foto por Lisi Viezzer.

A carreira de digital influencer não tem idade ou restrição de conteúdo, e há inúmeras possibilidades do que fazer ou criar, e atingir pessoas de uma forma que seja capaz de mudar o pensamento delas. Na entrevista de hoje, conversamos com a jovem Maria Luiza Lemes Souza, ou também conhecida como Bah, Malu. A influencer de 18 anos vem ganhando um espaço especial nas redes, da "gurizada", pela sua naturalidade e conteúdos produzidos.


E: Como você decidiu seguir o caminho de influencer ?

M: Acho que foi algo muito natural, eu nunca parei e pensei: "Tá, vou virar digital influencer”. Sempre gostei de trabalhar com comunicação. Desde pequena, com o cursinho de pré-vestibular dos meus pais, (onde eu cuidava da parte de publicidade e ideias criativas, para estratégia de marketing - comecei a dar "pitaco" aos 13 ahahaha), eu gostava desse meio de mídias sociais. Hoje, eu me considero uma criadora de conteúdo digital no Instagram, e se meus seguidores e parceiros me consideram uma influenciadora digital, não tenho palavras para descrever o quanto eu sou grata por acreditarem que eu tenho essa habilidade de influenciar as pessoas. E espero que sempre seja para o bem (risos).


E: De onde surgiu essa ideia?

M: O meu primeiro aparecimento no Instagram como “a Malu que fala com a câmera” foi em um quadro nos stories da 3G Entretenimento. Foi ideia do meu grande amigo Luan Amarante (meu irmão mais velho de outra mãe (risos)), de fazer esse quadro onde eu contava as novidades da semana do mundo pop, e dava dicas de Instagrams, restaurantes, fazia de tudo. Eu tinha 15 anos, e por esse mesmo motivo eu não tinha maturidade suficiente de ouvir as críticas e negatividades e não me abalar. Porém, eu amava demais fazer esse quadro, foi aí que a "Bah, Malu" surgiu, como uma lâmpada acendendo na minha cabeça. Tenho muito a agradecer ao Luan! Anos depois, estou aqui, agora com o meu insta trabalhando com isso.


E: Qual teu tipo de conteúdo favorito de produzir?

M: Eu AMO falar sobre o mundo NERD! Eu cresci com irmão e primos mais velhos, acabei entrando muito nesse meio nerd, de heróis, games, tudo que você possa imaginar! Porém, sei que o perfil do meu público acaba não sendo muito fanático como eu. Então, falo sobre o meu segundo favorito - VIAGEM!


Amo viajar e conhecer culturas e pessoas novas, e essa é minha grande paixão: conhecer pessoas novas de diferentes opiniões e culturas, e conversar com elas.


Então, quando dou dicas para os meus seguidores sobre viagens e converso sobre isso com o meu público, eu espero transmitir um pouco dessa minha paixão e influenciar para também serem mentes abertas e instigarem esse “feeling” de que onde a gente vive, é só uma fração desse mundão!


E: De onde vem as suas inspirações?

M: Nossa, de tudo que é canto (risos). Eu me sinto um camaleão! De moda, por exemplo, eu tenho grandes influências nacionais como a @steviegas, regionais como a influenciadora @denielib, até internacionais como a blogueira de Berlim @angelina.lilienne. Todavia, tenho grandes referências pela TV e rádio de apresentadores (como MTV, MULTISHOW, CANAL OFF, Atlântida).


Eu tenho grandes influências também dos youtubers do canal Jovem Nerd - são as minhas maiores influências, de conteúdo, edição de vídeo...tudo!


Eu acabei estudando muito grandes influenciadores de cultura nerd, viagem, moda, estilo de vida - e fundindo todas as referências no meu estilo e minha pessoa!


E: Quais seus maiores sonhos e objetivos, tanto pessoais como profissionais sendo uma influenciadora ?

M: Um dos meus grandes sonhos é trabalhar na TV, como programas da MTV, Multishow, programas de viagem do Canal OFF. Essa é uma das minhas maiores metas profissionais, sempre me identifiquei com esses programas e canais, e acho que conseguiria fazer um trabalho muito dinâmico com o público da TV.


Pessoais, em um futuro próximo, digamos assim (risos), é viajar muito! Acho que estou em uma fase da vida que quero cada vez mais conseguir abrir a minha mente, e abrir as possibilidades de futuros que eu possa ter. Hoje, (diferente de como foi minha infância) eu sou uma pessoa muito privilegiada de poder ter essas opções e poder viajar, então, sinto que é meu dever poder entrar em todas as portas abertas que eu tenho e, aproveitá-las ao máximo!

Malu em uma de suas viagens.

E: Qual a sua maior conquista?

M: Hoje, eu não consigo pensar em uma grande conquista, pois apesar desse ano ter sido terrível, eu tenho muito a agradecer em meu meio profissional. Uma grande conquista é eu ser reconhecida tão cedo em meu ramo, que sabemos que há inúmeras influenciadoras, e em um ano trabalho sério no Instagram, ter sido reconhecida regionalmente por marcas tão grandes como a Bio Extratus, por exemplo, é realmente muito gratificante.


Além disso, também tenho uma grande conquista em conjunto com os meus amigos Vinicius Fantin e Luan Amarante. Nós produzimos um podcast, quem em um ano ao ar, conseguimos a posição 111° no Brasil de podcast de humor!


E: E seus planos para o futuro?

M: Dependemos muito dessa pandemia né (risos)! Porém, meus planos são continuar batendo as minhas metas no Instagram, quero cada vez mais interagir com o meu público, e fazer com que eles sintam que irão abrir os meus stories e estarem em um facetime, com a amiga Malu deles (risos)!


Quando essa pandemia começou, eu estava morando em Vancouver, BC, Canadá. Um dos meus planos é voltar para lá e terminar meu intercâmbio, e claro, produzir muito conteúdo como vlogs de viagem para o IG - Esse é um dos meus planos, começar a produzir vlogs curtos em todos os lugares que eu passo!


E: Por ser mais jovem, você acaba atraindo um público da sua mesma faixa etária. É mais fácil ou mais difícil criar conteúdo para eles?

M: É difícil! Meu público hoje varia de 14 a 25 anos, e eu sei que a maioria das pessoas menores de idade são meninas! Então eu cuido muito para não influenciar de uma forma errada as pessoas dessa faixa etária. Acabo sempre tentando trabalhar que mulheres novas como eu, podem sim ter opiniões (com embasamento e argumentos próprios), podem sim um dia andar de skate e outro de salto alto, podem sim aparecer um dia de biquíni sem padrões de beleza, em outro dia toda produzida com maquiagem e cabelo feito, e no outro dia recém acordando sem maquiagem. E todos esses aspectos me tornam uma mulher normal! E acho que o problema da internet é que falta mostrar a naturalidade, então, como influenciadora de meninas tão novas, me dá a responsabilidade de mostrar para elas que isso é normal e que todo mundo faz.


Por outro lado, possuo pessoas mais velhas que eu, o que exigem de mim uma linguagem diferente, um conteúdo diferente, que querem saber mais como são minhas parcerias, e dicas que facilitem a rotina corrida que esses meus seguidores possuem,

que eu também amo fazer! E MUITO!

Fazer o equilíbrio dessas duas imagens da Bah, Malu é trabalhoso, mas muito gratificante. Se fosse fácil iria ser meio sem graça né? (risos).


E: Quais são seus passatempos preferidos ?

M: Eu diria que o que eu mais faço é ver séries e filmes! Como eu disse, eu amo esse mundo pop de cultura nerd, então, quando precisar de uma opinião sobre a série que estreou ontem, pode vir me pedir que certamente eu já vou ter maratonado todas as temporadas dela (risos)!


Outro passatempo que eu também amo fazer e, que me deixa mais leve, é o skate. Desde pequena eu ando e me faz muito bem ter tempo para praticar esse esporte.


E eu não poderia deixar de mencionar a música. A música me move, eu faço tudo com música, desde acordar e escovar meus dentes, até escrever os roteiros dos meus vídeos. Nada melhor que colocar os fones com sua música favorita para fluir aquela ideia criativa que faltava no trabalho!


E: E para vida acadêmica, você tem planos?

M: Claro que sim! Sendo filha de pai e mãe professores, sempre fui educada de que sem o conhecimento não saímos do lugar. Eu irei ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, já estava decidida há muito tempo que iria para a área de comunicação, mas faltava especificar em qual curso iria. Assim que eu terminar os meus planos de viagem, irei começar as aulas!


E: Como surgiu o nome Bah, Malu?

M: Então, se lembra daquela história do quadro de story no instagram da 3G Entretenimento que eu fazia? O nome era “Bah, Malu”. Quem criou esse nome foi o Luan Amarante, nós estávamos juntos pensando no nome do quadro quando, de repente, ele percebeu que todo mundo me abordava para falar dessa forma:

“Bah Malu, tu nem sabe o que aconteceu...” ou “Bah Malu, não acredito que tu fez isso” com todas as formas de entonação que você possa imaginar (risos)!


Foi assim que surgiu o nome “Bah, Malu” - acabou que eu retornei com ele no meu Instagram no início de 2020, pois sabia que precisava de um nome mais comercial, e nada melhor que o jeito que todo mundo vem conversar comigo!


E: Você tem influências de estilo?

M: Muitas! Além das blogueiras mencionadas nas minhas influências, eu possuo muitas inspirações de artistas musicais como a Manu Gavassi, a Anitta (quem não né? (Risos)).


Sou muito ligada em tendências da moda, com um toque vintage. Acabo sempre fazendo um mix, de forma que fique a minha cara. Mas estilo cada um tem o seu, acho que o mais importante é você estar se sentindo feliz consigo mesmo, corpo, mente e lookinho!


E: Uma música que te define?

M; Take me Out - de Franz Ferdinand. Uma das minhas músicas favoritas, me conecto muito com a melodia dela! #ficadika


M: Eu queria usar esse espaço para agradecer a oportunidade de estar na primeira entrevista de revista online, e passar um pouco do meu amor para os leitores que se sentem perdidos nessa era que estamos vivendo, que ao mesmo tempo consegue ser muito ruim e muito boa, uma geração de extremos. E que esses extremos muitas vezes nos fazem perder a vontade de alcançar nossos sonhos. Não gostaria de falar um clichê “siga seus sonhos”, mas sim, de mostrar que ainda estou no início do meu caminho, um caminho que não foi por acaso, como também sei que o seu caminho não será, e que ele não acontecerá se você não o fizer com amor e empenho!

Todos nós temos o nosso propósito no mundo, seja ele pessoal ou profissional.

Foto por Gabriel Ferri.

Se você gostou de conhecer um pouco mais da Malu, que tal seguir ela no Instagram? @Bah.malu !

483 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page