top of page

COMO COMEÇAR A BORDAR?

Confira algumas dicas sobre essa nova arte!

Bordado em linho, por Flávia Ordovás.

O bordado também ganhou espaço no coração daqueles que, começaram com atividades manuais na quarentena. Esse tipo de trabalho manual , além de dar uma aparência mais delicada para o objeto, é uma ótima opção de personalização.


Muitos jovens acabaram se interessando pelo bordado, com o intuito de criar peças únicas, e por terem a liberdade criativa de desenharem o que quiserem com as linhas. Não é àtoa que o Instagram está cheio de exemplos, pessoas transformaram peças de roupas simples e lisas, em artes elaboradas com rostos de famosos, de animais, plantas e, assim por diante.

Para começar a bordar, o necessário são linhas, bastidor, agulha e o tecido onde você quer fazer o desenho.

O bastidor é um círculo feito geralmente de madeira, que irá prender o tecido e dar mais firmeza para quando você for bordar, visto que é um trabalho minucioso e precisa de atenção aos detalhes. As linhas usadas com mais frequência são as mouline, pois podem servir para qualquer tipo de bordado, mas você pode optar por outros tipos para dar diferentes efeitos, a linha perlé e torçal adicionam um outro tipo de textura no trabalho.


Já para a agulha, você deve se atentar ao tipo de trabalho que quer fazer e em qual tecido. Para patchwork, é usada a 77/11, que tem uma ponta arredondada e fina, capaz de perfurar os tecidos mais grossos sem quebrar. No bordado, algumas pessoas preferem a 75/11, levemente arredondada e mais fina, geralmente é usada para tecidos mais finos, diferente da 90/14 que é mais grossa e usada para tecidos do mesmo tipo.

Na moda, o bordado pode ser feito em algodão, linho, e está ressurgindo nas grandes grifes e desfiles. A Dior, conhecida por seus detalhes incríveis, trouxe o bordado para a sua coleção Dior Cruise 2021, tanto só pelas linhas quanto em pedrarias, dando um aspecto maravilhoso nas roupas.


Dior Cruise 2021. Foto: Reprodução/Instagram: @dior e @LauraSciacovelli

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page