top of page

DIA DE LOS MUERTOS

Você com certeza já deve ter visto, ou até se maquiado como as famosas caveiras mexicanas, com traços diferentes e cores alegres, mas você sabe de onde elas vem e o que elas significam?

Foto/Reprodução Freepik

Elas fazem parte da tradição mexicana de celebrar os entes já falecidos, conhecido popularmente como Dia de Los Muertos ou Dia dos Mortos. Ela inicia no dia 31 de outubro e pode durar até uma semana mas, geralmente, termina no dia 02 de novembro, que coincide com o dia dos finados, na tradição católica. Desde 2003, esta festividade é considerada patrimônio oral e imaterial da humanidade, pela UNESCO.


Para a crença popular, esse é o dia em que os mortos retornam para visitar os vivos, e por esta razão, são recebidos com uma bela festa para celebrá-los, com uma mesa farta a ser compartilhada, e há quem opte por passar as festividades no cemitério, junto ao túmulo da pessoa querida.


As calaveras são as tradicionais caveiras decoradas que enfeitam os locais, e podem ser encontradas em formas de doces ou com poemas e sátiras, sendo um dos símbolos da festa. Outra coisa muito encontrada nessa festa, é a Calavera Catrina, criada por José Guadalupe Posada, com o objetivo de demonstrar que após a morte não importa se você é pobre, rico, louro ou moreno, você fica igual a todos os outros.


Dentre as oferendas mais comuns, pode-se encontrar velas, para iluminar o caminho de volta para casa, esqueletos vestidos e decorados, para recepcionar os falecidos, flores (a mais utilizada é o cravo-de-defunto) para guiar os espíritos até o altar feito pela sua família, e também para que eles possam visitar os vivos e o pão dos mortos, que é um alimento oferecido no altar para a pessoa querida.


Se você gostou dessa tradição, e quer ver um pouco mais dela, que tal assistir a famosa animação da Pixar, Viva - A vida é uma festa?

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page