top of page

MUNDO GEEK


Painel na Comic Con Experience 2019 com Lesley-Ann Brandt.

Você já deve ter ouvido, ou lido, a palavra "geek" em algum momento durante os últimos anos. Mas você sabe o que significa, e quem são os geeks? Confira!


O termo geek foi aparecendo no século passado como um sinônimo da palavra bobo, e ao longo do tempo seu uso foi modificado. Atualmente, os geeks são as pessoas aficcionadas por jogos, seriados, filmes, essa área que antes, era considerada "nerd".


A principal diferença entre o geek e o nerd, é que o nerd seria alguém mais voltado para a "intelectualidade", que procura se aprofundar em uma área de conhecimento, a mais comum seria a tecnologia. Um estereótipo que é comumente atribuído ao nerd, é a falta de sociabilidade mas, no mundo em que vivemos, já não se encaixa mais.


Os geeks, são alguns dos maiores movimentadores da economia no ramo do entretenimento, um grande exemplo, é a bilheteria surreal que o filme "Vingadores: Ultimato" gerou, sendo o filme com maior lucro na história.


Com o crescimento dessa cultura, você também deve ter notado que muitas roupas tem estampas de filmes famosos, seriados, frases ditas por personagens e assim por diante. Isso gerou o chamado estilo geek, cheio de referências a esse mundo, criando assim, mais uma ramificação no mundo da moda.


Eventos voltados para o público geek também cresceram. É comum vermos os chamados eventos de anime, que consistem em um espaço com lojinhas que vendem produtos do mundo geek, apresentações, cosplayers e bate papo com pessoas desse universo. Não é por nada que, o Brasil, tem o maior evento de cultura pop/nerd/geek da América Latina, a famosa Comic Con Experience, que acontece em São Paulo e, em 2019, alcançou um público com mais de 200 mil pessoas.


Apesar do que muitos pensam, o mundo geek é para todas as idades. Na Comic Con Experience, por exemplo, existem inúmeras atrações, desde painéis com artistas famosos como Henry Cavill e Lesley-Ann Brandt (edição de 2019), arena de games, estandes com atividades infantis e adultas, até a exibição de filmes inéditos como Frozen 2. Alguns ídolos nacionais e de infância, também são convidados a esses eventos, como Maurício de Sousa.


O mundo geek está sempre de portas abertas e não tem idade para quem quer começar a entrar nesse universo.



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page