top of page

PÕE NA MESA

Em todos os lares existe um lugar, em comum, onde a família se reúne todos os dias. Notícias são colocadas em dia, acontecimentos, risadas e silêncios fazem parte da rotina de fazer refeições juntos à mesa. É um momento para se conectar, em meio a dias corridos.

Foto/Reprodução Instagram https://www.instagram.com/poenamesadecor/

E uma mesa sempre mostra a personalidade de sua família. Decorar a mesa não é uma tarefa difícil, e pode tornar o ambiente e as refeições muito mais aconchegantes. É possível criar, o clima natalino ou de ano novo, em poucos passos e sem muito esforço. E em 2020, as festividades podem ter um pouco mais de alegria.


Conversamos com a Ana Carla, fundadora do @poenamesadecor, para falar um pouco sobre sua trajetória e como é sua profissão!

Ana Carla por @soulclick.

E: Me conte um pouco da sua história e carreira.

AC: Eu sempre achei que uma mesa bem posta aproxima, agrega... Faz com que as pessoas queiram estar ali e se sintam realmente bem vindas!

No dia 15 de outubro de 2013 - após muita procura de como vestir minha mesa para uma ocasião especial, acabei criando esse perfil e, postei a mesa que arrumei na minha casa para receber 12 amigos no dia do meu aniversário.

Resumindo: a empresa girou em torno dessa primeira postagem! Sem investimento inicial ou planejamento administrativo - não que isso seja certo.

Minha amiga Bettina, que estava comigo no momento da postagem, virou minha sócia (parceira).

Ainda em 2013, criei o termo MESEIRAS - era a forma carinhosa de chamar minhas clientes e, na mesma época, a hashtag #meseirasassumidas para reunir pessoas com a mesma paixão: Uma bela mesa posta!!!

Hoje já são quase 1 milhão de publicações com #meseirasassumidas entre clientes, amigas e admiradores da arte de receber bem...

Ganhamos mais visibilidade a partir de 2014, quando montamos algumas mesas para o programa Hoje em Dia!

Ganhamos clientes famosos como Ana Hickmann (eu ganhei uma amiga especial) e em agosto de 2016, após um contato via Instagram, começamos a fornecer/vender para a Rede Globo e nossos produtos passaram a ser vistos ao vivo de segunda a sexta na mesa da Ana Maria Braga e aos sábados no Programa É de Casa!


No último ano, assinamos contrato com um dos maiores fabricantes de tecidos do Brasil e desenvolvemos a primeira linha de tecido pensada para a mesa posta. Nossas estampas são vendidas em todo o Brasil e também na Europa - utilizados nos mais diversos seguimentos de confecção.


Produzimos lugares americanos, guardanapos, trilhos de mesa, toalhas e capas para sousplat de MDF.

Produtos que prezam pela qualidade e bom gosto.


Durante a quarentena, desenvolvemos cursos online e, já tivemos conosco, mais de 500 alunas.


Hoje, temos nossa marca associada a grandes empresas e,além de toda parte comercial, mantemos um feed ativo no Instagram sempre trazendo conteúdo relevante sobre o receber bem.


E: Como foi lançar um produto novo no meio desta crise?

AC: Uma semana antes do primeiro caso de covid registrado no Brasil, postei um vídeo falando da experiência de amigas que já estavam em isolamento social na Itália. O vídeo teve uma grande repercussão e percebi que esse momento, “dentro de casa”, seria propício para incentivar o hábito de estar à mesa... Uma fase difícil que poderia ter um lado bom! O resgate da mesa posta em família!

Ao invés de adiar projetos, eu e minha sócia resolvemos colocar em prática nossas ideias que, até então, haviam sido proteladas por falta de tempo. Escrevi os cursos online da @poenamesadecor e demos um “start” no Outlet da marca.


E: Como foi a experiência de fazer uma mesa posta para Ana Hickmann?

AC: A Ana é uma amiga querida que a mesa posta me deu... Ela é muito zelosa com sua família e a mesa sempre foi o Porto Seguro de sua casa. A poenamesadecor veio agregar ainda mais beleza para uma mesa que já era montada com frequência para receber amigos e a família. A Ana participa de todo o processo: escolha das cores, estilo, peças que deseja usar... E é ela mesma que monta, com muito cuidado e amor, a mesa de sua casa!


E: O que você mais gosta na profissão?

AC: O fato dela ter virado minha profissão! Rs

Para uma fisioterapeuta, especialista em UTI pediátrica, diria que a palavra que define meu trabalho desde 2013 é, LEVEZA! Lido diariamente com belos tecidos, cores, delícias e pessoas que estão felizes porque vão receber em casa!


E: O que uma mesa posta no Natal pode significar?

AC: Eu sempre digo: Quer realmente conhecer uma família?

Passe uma ceia de Natal com ela...

Participe do ritual anual da confirmação da união dessa família - que acontece em torno da mesa de Natal!

Eu tenho o hábito de dizer que a mesa nos conta onde estamos, com quem caminhamos e claramente quem somos!

A magia da mesa de Natal começa a surgir pelo simples fato de ali ser o lugar onde a família se reúne:

Os de sempre - pai, mãe, avós, irmãos, cunhados, sobrinhos... Aqueles que você ainda encontra às vezes - sempre tem um primo que fala demais, a tia avó que já perdeu o filtro ao falar...

E aqueles outros que só a força sutil, do Natal, consegue trazer à mesa!

Ahhh quem não consegue fechar os olhos e ver claramente cenas do último Natal? Independentemente de ter sido como você desejava, ou não - é uma data que sempre marca!

A mesa é um momento de excelência para reconexões – ali somos iguais, somos ouvidos e com isso, capazes de recompor fragmentos, reatar laços distantes ou recuperar elos quebrados... Alimentamo-nos uns das histórias dos outros, pois a vida partilhada à mesa, nos sacia de corpo e alma!

Neste sentido, as refeições natalinas à mesa tornam-se atualização da Manjedoura, trazendo todo o sentido que deve ser celebrado nessa noite de festa: Jesus é nosso sustento!


E: Por que vocês escolheram a temática das laranjas esse ano?

AC: Quisemos que o Natal desse ano fosse um verdadeiro “respiro” diante de tudo que vivemos nos últimos meses. A estampa foi idealizada em fevereiro e, mesmo antes da pandemia, pensávamos num Natal mais leve, que trouxesse frescor para essa festa que acontece na época mais quente do ano em nosso país!

Virou tendência...


E: Como vocês pensam os arranjos e decorações de antemão?

AC: Sempre digo que a mesa tem a cara da dona!

O gosto da anfitriã desse ser exposto nos detalhes à mesa...

A decoração e arranjos que compõem a mesa são pensados como complemento, e isso facilita para que surjam ,a partir de uma peça principal: que pode ser a roupa de mesa ou a louça, por exemplo.

Isso envolve a paleta de cores presente nessas peças, qual a anfitriã deseja dar destaque e, a experiência que quer proporcionar aos seus convidados.

Ana Carla por @soulclick.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page