top of page

FLORES NA CULINÁRIA

Este ano, a primavera inicia no dia 22/09, a próxima terça-feira.

Para nós, que estamos acostumados com as temperaturas baixas e muita chuva, a mudança de estação é muito bem-vinda, trazendo de volta consigo as cores, flores e odores que sentimos tanta falta.

Foto/Reprodução JamesDeMers/Pixabay

E falando em flores, que tal celebrar a chegada da primavera adicionando algumas em pratos? Sim, isso mesmo! Existem flores que são comestíveis, sendo úteis não só na decoração.


Antes de tudo, é preciso avisar que na hora de comprar essas plantas, não deve ser de floriculturas. Flores comestíveis foram cultivadas especialmente para este propósito, e, portanto, não possuem nenhum tipo de agrotóxico ou pesticida, diferentemente das plantas criadas para a decoração.


Procure comprar em lugares confiáveis, como mercearias específicas ou mercados. Se você optar por colher diretamente, tenha certeza que é a flor que você está procurando, pois algumas como o dente-de-leão são facilmente confundidas com outras espécies.


Flores geralmente são delicadas, e podem facilmente ser destruídas no processo de lavagem. A dica é deixar a planta de molho em água limpa por um tempinho, sem precisar secar depois.


Dito isto, vamos a alguns exemplos que você pode utilizar em seus pratos!


- Rosas: dependendo da cor, o gosto pode variar entre doce e amarga. É muito comum utilizar as pétalas para fazer geleia ou água de rosas. Algumas pessoas preferem colocar na salada.


- Lavanda: como já abordamos aqui anteriormente, a lavanda é ótima para chás. Você também pode colocá-la em sobremesas, tanto na massa quanto em coberturas ou como enfeite.


- Amor-perfeito: possui um sabor adocicado, e geralmente é utilizada em sobremesas como bolos ou saladas de fruta.


- Cravo: utilizado em saladas ou em bolos, seu sabor picante dá uma nova sensação ao paladar.


- Flor do ipê: podem ser utilizadas as flores do ipê amarelo, roxo ou branco. Geralmente estão presentes em empanados ou farofas, mas também pode-se utilizar em saladas.


E antes de utilizar qualquer uma dessas plantas em suas refeições, certifique-se de que não possui nenhuma alergia!


Que tal experimentar alguma dessas flores e inovar nos pratos primaveris? Tire uma foto e marque o Instagram da revista! @revistamchic

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page