top of page

O QUE É K-POP?

As gerações mais novas tem falado, ultimamente, de outros ídolos que muitas pessoas não ouviram falar. Cantores e grupos asiáticos são os que estão dominando a mente dos jovens. Mas e você, já sabe o que é o k-pop do qual tanto falam?

Blackpink. Foto/Reprodução Instagram https://www.instagram.com/blackpinkofficial/

O k-pop é uma abreviação para korean pop, ou, pop coreano. Geralmente formado por grupos, o k-pop tem crescido, principalmente, pelo forte engajamento dos fãs em redes sociais, que acabam divulgando músicas ou o próprio grupo, alguns, até conseguindo que seus ídolos levem grandes prêmios para casa por isso.


Um dos principais diferenciais do k-pop para o pop "normal", que estamos acostumados, é o fato de que para virar um "Idol" que, é como se denominam os integrantes da indústria, é necessário treinamento. As principais gravadoras selecionam jovens talentosos que se inscrevem para a seleção, e estes são levados para complexos onde passam a treinar canto, dança, composição e, em casos de estrangeiros, a língua.


O treinamento não é comum, e muitos cantores já falaram abertamente da exaustão, pois treinavam até 14 horas por dia. Alguns trainess ficam mais de sete anos nessa rotina, e podem não ser escolhidos para serem lançados na indústria musical.


A criação de Idols depende da gravadora, embora a maioria prefira lançar grupos do que artistas solo. E mesmo após o lançamento do grupo, a rotina corrida não para, pois a cada música nova, são agendadas inúmeras performances e programas de entrevista para a divulgação da mesma.


Atualmente, os grupos mais conhecidos internacionalmente, são o grupo feminino Blackpink, e o grupo masculino BTS. Ambos abriram novos horizontes no ocidente, quebrando recordes no YouTube e na Billboard, levando diversos prêmios para a Coréia do Sul, e no caso do Blackpink, foram o primeiro grupo sul coreano a se apresentar no famoso festival de música Coachella, nos Estados Unidos.


A maioria das músicas lançadas possui coreografia própria, que são executadas com sincronia nas apresentações ao vivo, fazendo com que o treinamento se mostre com força.


Apesar da barreira linguística, as músicas são envolventes e dançantes, e você nunca ouve uma só vez. Além disso, os idols são pessoas muito amadas por seus fãs, e são muito simpáticos, não se envolvendo em polêmicas.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page